Dicionário do Wrestling

 
Angle - Uma história ou trama que envolve 2 ou mais workers (normalmente envolvidos num feud) e que se pode estender ao longo de vários eventos.

Apron
- O beiral do ringue, entre a sua borda e as cordas.

Arena
- O edifício onde tem lugar um evento de wrestling.

Battle Royale - Um gimmick match em que muitos wrestlers iniciam o combate simultaneamente no interior do ringue, sendo eliminados se forem projectados sobre a corda superior do ringue e tocarem com os pés no ringside. O vencedor é o último wrestler a permanecer no ringue após todos os outros terem sido eliminados.

Bell
- O sino que assinala o início e final de um combate. O seu toque é normalmente ordenado pelo árbitro.

Booker
- O empregado da promoção encarregado de determinar a ordem e resultados dos combates e segumentos de um evento.

Botch - Executar mal um golpe, muitas vezes resultando em lesão séria a si próprio ou ao adversário.

Blading
- A auto-inflicção de cortes de forma a provocar o derramamento controlado de sangue durante um combate. Normalmente efectuada com lâminas ocultas na roupa do lutador ou nos adereços em torno do ringue.

Break Kayfabe - Desfazer o kayfabe através de actos ou palavras contrários aos gimmicks e angles em vigor na promoção. Pode ser intencional (Ex: uma entrevista de um lutador a um jornal, em que ele não desempenha o seu gimmick) ou acidental (Ex: lutadores que estão em feud serem vistos em alegre convívio). Ver também Kayfabe.

Cage Match - Gimmick Match disputado no interior de uma jaula metálica sem cobertura, e no qual a vitória só pode ser obtida saindo para o exterior da jaula, quer passando pela porta, quer trepando a parede da jaula e descendo pelo seu lado exterior. O vencedor é o primeiro wrestler a tocar no ringside.

Card - O conjunto de combates que constituem um evento de wrestling.

Count Out
- Forma de acabar um combate, em que o lutador é derrotado por permanecer fora do ringue durante o tempo suficiente para o árbitro efectuar uma contagem até 20. Pode ser feito count out a vários wrestlers simultaneamente, se todos eles permanecerem fora do ringue durante esse tempo. Se um deles voltar ao interior do ringue, a contagem é recomeçada pelo árbitro.

Cruiserweight - Meio-pesado. Categoria de peso restringida a wrestlers que pesem um máximo de 190 libras (85,5 kg). Na prática, a implementação deste limite está sujeita no pro-wrestling às conveniências do roster, sendo possível um lutador um pouco mais pesado ser integrado na categoria de meios-pesados devido ao seu tamanho e/ou estilo de luta.

Dark Match
- Um combate que não é transmitido durante um evento para a TV.

Double Team
- Quando dois wrestlers, normalmente de uma tag team, efectuam golpes ou manobras em conjunto num adversário.

Draw
- A capacidade de um worker para atrair audiências, dinheiro e publicidade para a promoção.

Extreme
- Estilo de wrestling que coloca ênfase na execução de spots que envolvam grande risco físico.

Face
- Personagem que desempenha o papel do bom-da-fita, puxando pelo entusiasmo do público e sendo leal e correcto para os seus adversários.

Face Turn
- Ver Turn.

Fall - O assinalar da vitória de um wrestler sobre outro, através de qualquer uma das formas admitidas no combate (pinfall, submissão, desqualificação, count out, etc.)

Feud - Uma rivalidade entre workers, tag teams ou facções.

Figure of Authority
- Personagem desempenhado por um worker, que representa uma pessoa com responsabilidade e autoridade dentro da promoção - se bem que, na realidade, muitas vezes não a tenha, limitando-se a comunicar as decisões dos bookers e promotores.

Finisher
- O golpe que um wrestler normalmente usa para terminar um combate.

Foreign Object
- Qualquer objecto cujo uso não seja permitido pelas regras do combate.

Gimmick
- O personagem desempenhado por um worker, e que o distingue dos restantes workers da promoção.

Gimmick Match
- Qualquer combate com regras que fujam às de um combate normal de singulares ou tag teams.

Green
- Um wrestler sem grande experiência de combate.

Heat - Reacção dos fãs à presença ou acções de um lutador, que tanto pode ser positiva (face heat) como negativa (heel heat).

Heel
- Personagem que desempenha o papel de mau-da-fita, apresentando uma personalidade detestável, insultando os fãs, e utilizando tácticas ilegais e desleais para vencer os seus combates.

Heel Turn
- Ver Turn.

House Show - Um evento de wrestling que não é transmitido na TV.

Job
- Perder de propósito para o adversário.

Jobber - Wrestler cuja função é perder sistematicamente para todos os seus adversários, de forma a evidenciar o poder deles e contribuir para aumentar a sua notoriedade.

Kayfabe - Vem do "pig latin" para "fake". É a ilusão dada aos marks de que os angles e gimmicks da promoção são reais, através de representação por parte dos workers. Ver também Break Kayfabe.

Kick Out - Quando um lutador evita o pinfall, levantando as espáduas do chão antes do árbitro chegar à contagem de três.

Kill - Anular um push ou forçar a perda de prestígio de um worker dentro da promoção, através de uma série de derrotas e de situações humilhantes.

Ladder Match - Um gimmick match em que a vitória só pode ser obtida obtendo a posse de um objecto suspenso sobre o ringue. Para atingir esse objecto, os wrestlers devem subir a escadotes colocados pela organização em torno ou por baixo do ringue. Nestes combates, é permitida a utilização dos escadotes como armas.

Lower Card - Segmento do roster composto de wrestlers que normalmente não são envolvidos na disputa de título, e que são geralmente utilizados para realizar jobs para outros wrestlers de maior renome. Ver também Midcard e Upper Card.

Lucha Libre - Nome dado ao wrestling nos países de língua espanhola, particularmente no México. Também é o nome dado ao estilo peculiar de luta da maior parte dos wrestlers provenientes do México, caracterizado por manobras aéreas e acrobáticas realizadas por lutadores leves.

Lutador - Ver Wrestler.

Main Event
- O combate principal de um evento, que constitui o seu maior motivo de atracção, e que é normalmente apresentado em último lugar.

Main Eventer - Lutador envolvido na luta pelo título principal da promoção.

Manager - Um worker que desempenha o papel de agente ou treinador de um ou mais wrestlers.

Mark - Um espectador de wrestling que acredita que os angles e combates são reais, ignorando (por vezes intencionalmente) a natureza coreografada do espectáculo.

Mat - Tapete. A superfície do ringue de wrestling.

Match - Um combate de wrestling.

Mat Wrestling - Estilo de luta que se concentra na restrição da mobilidade do adversário, consistindo na realização de golpes que forcem o adversário a permanecer com as mãos e pés no mat e lhe restrinjam os movimentos, e em manobras de submissão que tomem partido desta situação. É o estilo de pro-wrestling mais próximo do wrestling amador.

Meio-Pesado - Ver Cruiserweight.

Midcard - Segmento do roster composto por wrestlers que não são propriamente jobbers, mas também não são envolvidos na luta pelo título principal da promoção. Se a promoção tem um título secundário, a sua disputa está normalmente a cargo de wrestlers deste segmento. Ver também Lower Card e Upper Card.

Near Fall - Quando um wrestler quase consegue a vitória por pinfall, libertando-se o adversário pouco antes da contagem de três por parte do árbitro.

No-Sell - Não manifestar, por descuido ou intencionalmente, dor ou atordoamento após manobras que, supostamente, deveriam provocar sofrimento. Ver também Sell.

Pay Per View (PPV) - Evento de wrestling transmitido através de TV paga. A transmissão deste evento é codificada, e é pedido aos telespectadores o pagamento de uma quantia à empresa de forma a obterem a descodificação da transmissão. Normalmente, o culminar dos angles e feuds é reservado para os eventos em PPV.

Pinfall - Forma de acabar um combate que consiste em manter o adversário com as espáduas assentadas no tapete, enquanto o árbitro efectua uma contagem até três.

Plant - Uma pessoa paga pela promoção para fingir que é um elemento do público, de forma a ser utilizado em angles.

Pop - Reacção rápida do público ao aparecimento de um wrestler na arena, à execução de um golpe, ou à vitória de um wrestler num combate.

Post - O poste metálico existente em cada canto do ringue, e onde são fixadas as cordas e os turnbuckles.

PPV - Ver Pay Per View.

Promoção - Uma empresa que organiza e promove eventos de wrestling, contando com um roster de workers regulares. As promoções mais populares nos EUA são a WWE (World Wrestling Entertainment), a TNA (Total Non-Stop Action) e a RoH (Ring of Honor).

Promotion - Ver Promoção.

Promotor - O responsável máximo de uma promoção de wrestling, não aparecendo forçosamente em público como worker, mas realizando as decisões relativas ao rumo da empresa por detrás das cenas. Na WWE, é Vince McMahon.

Pro-Wrestling - Luta livre profissional. Um espectáculo onde atletas profissionais encenam combates de luta livre, de forma a contarem histórias sobre as suas rivalidades e suscitarem o entusiasmo e envolvimento do público.

Puroresu
- A abreviatura usada no Japão para referir o pro-wrestling. É composta pelas 4 primeiras sílabas de "pro-wrestling", na pronúncia japonesa.

Push - Uma série de vitórias ou um acréscimo de tempo de antena dado a um wrestler, de forma a melhorar o seu estatuto dentro da promoção.

Pyro - Fogo de artifício largado para assinalar a entrada ou vitória de um wrestler, ou o início de um evento.

Referee - O árbitro que fiscaliza um combate, determinando quando estão presentes as condições que terminam um combate, e tentando evitar jogo sujo por qualquer uma das partes envolvidas.

Rest Hold - Uma manobra estática de imobilização realizada com o intuito de possibilitar aos wrestlers envolvidos descansar um pouco no meio de um combate.

Ring - O ringue, a plataforma delimitada por cordas onde sucedem os combates.

Ring Apron - Ver Apron.

Ringside - A área em torno do ringue onde é reservada a circulação a workers.

Roid Monkey - Um wrestler cujo físico foi nitidamente obtido graças ao consumo de esteróides.

Roids - Abreviatura de esteróides.

Rope - A corda semi-elástica que delimita o ringue, estendida entre dois turnbuckles. Normalmente, existem três ropes em cada lado do ringue: top rope (corda superior), middle rope (corda do meio) e bottom rope (corda inferior).

Rope Break - Quando um lutador agarra ou encosta-se às cordas de forma a interromper uma contagem para pinfall ou uma manobra de submissão, já que pelas regras, estas formas de acabar um combate não podem acontecer com qualquer dos lutadores em contacto com as cordas.

Roster - O elenco dos workers de uma promoção de wrestling.

Run-in - Quando um worker entra na arena expressamente para interferir num combate em progrsso.

Save - Quando um worker impede que outro, seu aliado, seja derrotado ou massacrado por adversários.

Screwjob - Um combate cujo resultado, por factores externos ao booking, não vai ao encontro do que estava programado, normalmente prejudicando o lutador que era suposto vencer.

Sell - Dar a ilusão ao público da autenticidade dos golpes e manobras efectuadas no ringue, manifestando dor quando se recebem golpes e manobras de submissão, atordoamento após quedas, etc.

Shoot - Quando um worker efectua actos ou profere palavras que não estão no script, de forma a intencionalmente atingir ou magoar o seu adversário, por motivos pessoais que nada têm a ver com os angles em vigor na promoção.

Shoot Fight - Um combate a sério, sem script, e com intenção genuína de magoar o adversário.

Smark - Ver Smart.

Smart - Um fã de pro-wrestling que está ao corrente da natureza coreografada deste espectáculo e que sabe que os angles e feuds são representados.

Spot - Um momento ou manobra que marca um combate. Muitos wrestlers têm spots próprios que repetem em cada combate.

Squash - Um combate muito rápido em que um wrestler demonstra domínio total sobre o seu adversário.

Stable - Uma facção de três ou mais workers, unidos com um interesse comum ou para auto-protecção. Normalmente são heel.

Storyline - O script que descreve a forma como é implementado um angle.

Submission - Submissão. Forma de acabar um combate que consiste em forçar o adversário a desistir, através da execução de uma manobra que lhe provoque dor intensa e contínua ou que o leve à inconsciência, e da qual ele não tenha hipóteses de escapar. O wrestler a quem é aplicada esta manobra pode manifestar a sua intenção de desistir através de pancadas sucessivas no tapete (tap out), ou caso não tenha hipótese de o fazer, dizê-lo ao árbitro. Caso o submisso fique inconsciente, o árbitro deve confirmá-lo verificando que ele é incapaz de manter os seus membros suspensos no ar por três vezes seguidas.

Suplex - Categoria de golpes que têm a comum a projecção do corpo do adversário para trás, passando por cima do corpo do executante.

Tag - Toque feito por um wrestler no ringue ao seu companheiro de tag team do lado de fora das cordas, de forma a assinalar que vai trocar de lugar com este.

Tag Rope - Corda atada ao top turnbuckle durante os combates de tag teams. Um wrestler que recebe a tag deve estar a segurar esta corda ao mesmo tempo, para que a tag seja considerada legal pelo árbitro. Em combates entre duas tag teams, as tag ropes estão posicionadas em cantos opostos do ringue.

Tag Team - Uma equipa de dois, ou excepcionalmente mais wrestlers (dependendo das estipulações do combate), que participam num combate de wrestling revezando-se. Enquanto um dos elementos luta no interior do ringue, os outros aguardam a tag no apron.

Tapete - Ver Mat.

Tap Out - A resposta de um wrestler a quem é aplicada uma manobra de submissão, indicando ao árbitro que pretende abandonar o combate. Consiste em bater algumas vezes seguidas com a mão no tapete.

Turn - Uma mudança de alinhamento de um worker, de face para heel (heel turn) ou de heel para face (face turn).

Turnbuckle - Os vértices do ringue, onde duas ropes se encontram, sendo o ponto de encontro protegido por uma almofada. Normalmente, existem três turnbuckles em cada canto do ringue, de cima para baixo: top turnbuckle, middle turnbuckle e bottom turnbuckle.

Tweener - Um personagem que não é face nem heel.

Undercard - Ver Lower Card.

Upper Card - Segmento do roster composto pelos wrestlers de maior renome e aos quais são dados os maiores pushes, incluindo-se neste segmento os main eventers. O nome é devido ao facto dos seus nomes serem normalmente mostrados em primeiro lugar nos materiais promocionais que anunciam o card de um evento. Ver também Lower Card e Midcard.

Valet - Acompanhante de um wrestler, normalmente do sexo feminino, permanecendo ao lado do ringue durante os combates. Normalmente, valets não são wrestlers.

Work - Qualquer acontecimento ou acto realizado por workers no contexto do espectáculo do wrestling e dos seus angles e storylines; O contrário de Shoot.

Worker - Trabalhador numa promoção de wrestling. Termo normalmente utilizado exclusivamente para as pessoas que fazem parte do espectáculo (wrestlers, valets, managers, authority figures, etc), excluindo o pessoal de bastidores.

Wrestler - Um lutador de wrestling. Termo usado para todos os workers que participam como lutadores em combates.

Wrestling - Ver Pro-Wrestling.

 

 

 

O Wrestling é Falso?

 

O professional wrestling ganha cada vez mais adeptos, os programas de TV das organizações de wrestling, em especial da World Wrestling Entertainment, têm cada vez mais audiência e chegam mesmo ao topo no horário nobre, os eventos ao vivo estão quase sempre sobrelotados e os bilhetes desaparecem em poucos minutos!

 Os fãs do wrestling imitam os seus ídolos, ora com frases favoritas, gestos, roupa, etc. As personalidades do wrestling são convidadas para filmes, séries, anúncios publicitários, entrevistas em programas de grande audiência, festas V.I.P., etc. Cada vez mais se vêm figuras públicas de outras áreas envolvidas no wrestling.

O merchandising de wrestling é super-vasto: roupa, brinquedos, videojogos, cassetes, DVD's, bandas sonoras, adornos, e tudo vende muito bem.

 O wrestling invadiu a Internet, sendo uma das áreas mais exploradas na web, com milhares de sites de notícias, clubes de fãs, informações, biografias, tudo o que se pode imaginar. As fotos das beldades do wrestling batem recordes de download .

 Ora, como acontece com tudo aquilo que se torna famoso e que atrai massas, que dá dinheiro e que lança estrelas na ribalta, também o pro-wrestling teve e tem que enfrentar diariamente a crítica. Afinal, aconteceu com muitas outras coisas no passado: os videojogos foram acusados de fomentar a violência e provocar ataques de epilepsia, os reality-shows são classificados como "lixo televisivo", desenhos animados famosos como Dragon Ball e Pokémon são acusados de fomentar violência e plantar o desinteresse pela vida nas crianças (por exemplo, no Dragon Ball se morrem podem ser ressuscitados com as bolas de cristal).

 Agora é o wrestling que é alvo das mais duras críticas. Os media tentam perceber o que leva um show fictício, combinado, a juntar tanta gente e a ter tantos fãs. os media tentam "desmascarar" o pro-wrestling e mostrar que tudo é falso, fictício, combinado. Os lutadores e promotores são tidos com aldrabões, pois fingem haver competição e fingem dores e lesões.

 "O wrestling é falso" é algo que os fãs do wrestling ouvem diariamente da parte de não-fãs. Basta saberem que esse alguém é fã do wrestling que logo se apressam a dizer: "Então, mas não sabes que aquilo é tudo combinado?!" .
 

Mas então é verdade que aquilo é mesmo falso? A resposta é óbvia: NÃO É! E é simples dizer porquê: o wrestling não pode ser falso, pois o wrestling não é uma competição. O wrestling é um show onde os atletas interpretam personagens e se relacionam através de tramas. O objectivo do wrestling é o entretenimento dos fãs, não através da competição desportiva, mas através de uma performance realizada pelos intervenientes. O wrestling funciona como um teatro violento, onde os atletas seguem lutas coreografadas, mas violentas, com o intuito de entreter os fãs.

 Não se entende o porquê da perseguição ao wrestling por ser pré-determinado. Afinal, o que é que na TV não o é? É verdade que algumas coisas não são, mas o wrestling é ainda menos pré-determinado do que filmes, séries de TV, telenovelas, peças de teatro, e até mesmo os chamados "reality-shows" e mesmo algumas notícias! Por que é que alguns críticos tentam pôr o wrestling abaixo por ser pré-determinado, mas não perdem a última estreia no cinema, ou o episódio diário / semanal da sua série ou novela e até vibram com aquilo? Não é contraditório?

  Outro argumento que surge é o de o pro-wrestling ser ou não um desporto. É óbvio que os críticos dizem que não e a razão que apontam é o facto de não haver competição desportiva e de ser tudo pré-determinado. Mas o pro-wrestling é um desporto, gostem ou não! Quem disse que só as modalidades competitivas podem ser desporto? Não há os desportos de performance? Não se usam expressões como "praticar desporto" mesmo em se tratando de cardio-fitness? Aí não há competição, mas é um desporto individual, que contribui para o bem-estar físico do praticante. O mesmo em relação à musculação (que só se converte em desporto competitivo quando é culturismo), ginástica localizada, etc. Temos também os desportos radicais, com elementos de competição e performance. Skate, BMX, surf, in-line skates, etc, são exemplos. Depois temos os desportos de performance, como o pro-wrestling.

 
 "Mas então até o circo é um desporto de performance."
, podem logo dizer. E é verdade, é sim, os números de circo envolvem atletas treinados e o objectivo é entreter com demonstrações de arte física em diversas áreas. O mesmo acontece com o wrestling. A WWF, no final dos anos 80, começou a referir-se ao wrestling como um "sport-entertainment" . A definição é boa e clara.

 Outra questão se levanta. Muitos acusam os lutadores de wrestling de serem, não atletas, mas sim actores. Mas isso é falso, pois os lutadores de wrestling conseguem, e bem, ser ambas as coisas! Não são atletas? Só por que não entram em competição desportiva? Que ideia mais patética! Os lutadores de wrestling passam o tempo a treinar no ginásio para terem um físico forte e resistente, alimentam-se religiosamente bem para ganhar ou manter a massa muscular e a força, treinam a resistência e a agilidade. Não é para todos. E o mais importante de tudo, treinam golpes, sequências de golpes tudo com o intuito de parecerem o mais real possível com o mínimo de danos. O lutadores são ao mesmo tempo fortes, acrobatas, resistentes, apresentam espírito de sacrifício, etc.

 Pode-se dizer que o wrestling mistura um pouco de tudo o que se encontra noutros desportos.

 

Indo mais longe, pode-se mesmo dizer que os lutadores de wrestling É QUE SÃO os verdadeiros atletas! Olhem para os outros desportos: os jogadores de futebol sofrem entradas duras, caem para o chão cheio de dores e ficam logo lesionados. Caem "do chão para o chão". Serão eles capazes de cair de cima de escadotes, varandas, tectos de celas, muitas vezes para cima do chão de cimento (e não de relva) e levantarem-se a seguir? NÃO! Os lutadores sim! Em que desporto se encontram homens e mulheres que realizam as mais loucas acrobacias, com mortais para trás, para a frente, para os lados, sobre mesas de madeira, arame farpado, chão de cimento, etc? Só no wrestling! Mesmo considerando outros desportos violentos, temos o futebol americano: é verdade que é duro, os atletas sofrem golpes duros, mas estão protegidos dos pés à cabeça, enquanto no wrestling a maioria dos atletas só usa joelheiras e às vezes nem isso!

Agora vem a crítica que revela mais ignorância: "os lutadores não fazem golpes a sério e não se aleijam. Além disso fingem que se aleijam." Pois bem, como se pode fingir uma queda sobre uma mesa de madeira envolta em arame farpado e chamas? Num filme sim, mas no wrestling não há truques de câmara, efeitos especiais, duplos. Ali quando caem, caem mesmo! E os lutadores sofrem os mais variados golpes e sim, sentem dor. Os lutadores põem o corpo e às vezes a vida em risco ao realizarem certos golpes arriscados de cima das cordas, de cima de escadotes e do topo de jaulas, celas. Levam com cadeiras de aço na cabeça, caem de todas as maneiras e feitios, não há truques. Basta um golpe mal calculado e a carreira desse lutador pode estar terminada!


Exemplos? Mick Foley tem uma lista completa de lesões. Já partiu mais ossos que qualquer outro atleta no mundo, já perdeu um bocado da orelha, tem cicatrizes nos braços, já perdeu muitos dentes em combate, já sofreu queimaduras. Num combate contra o Undertaker, caíu do topo de uma cela para cima de uma mesa de comentadores (e não foi acidente, foi mesmo empurrado) e perdeu os sentidos, mas em poucos minutos se levantou e continuou! Steve Austin, Buff Bagwell e Sabu são exemplos de lutadores que já partiram o pescoço. Num combate de duplas no WCW Raven e Kanyon executavam um golpe em conjunto sobre o Vilano IV quando se ouve (e ouve-se mesmo eu tenho esse combate em cassete) um "cack!!". E sabem o que foi esse "cack!!"? Foi a espinha do Vilano IV a partir-se e a colocá-lo "na prateleira" po mais de um ano! Warlord, Mr. Pogo e outros viram suas carreiras terminadas em segundos devido a lesões graves. É raro o lutador que nunca deslocou ou partiu nada e nunca foi submetido a uma intervenção cirúrgica por lesões.

Quer então dizer que toda a dor demonstrada pelos lutadores é real? Não, às vezes fingem ou exageram, queixando-se mais do que a dor que realmente estão a ter, mas isso faz parte do show e só serve para aumentar a euforia dos fãs. Merecem eles ser "crucificados" por fingirem dor de vez em quando? Talvez, isso se então os actores que fingem ser mortos quando são atingidos por "tiros" também merecerem? Se não criticam os actores quando gritam e caem depois de levarem "tiros", porquê tanta implicância com os lutadores?

Ainda em relação aos golpes e aos danos causados, muitos acusam os lutadores de dar murros falsos e baterem com o pé no chão ao dar o murro. Acham que um murro bem dado é suficiente para fazer uma pessoa sangrar e perder os sentidos, e isso não acontece nos combates de wrestling, onde os lutadores aparentemente levam murros e nem sangram nem desmaiam. É simples o porquê: no wrestling só são permitidos os chamados "murros de pata de urso", sem o punho e sim com a mão semi-fechada e com a parte superior dos dedos, isto para evitar acertar nas sobrancelhas onde causa sangue (isto é mais nos programas de wrestling de horário nobre, com muitas crianças a assistir) e também para que os lutadores não desmaiem e para que os combates durem mais tempo. Este tipo de murro é apenas um complemento dos combates.

 Quanto ao bater com o pé no chão, é mesmo para fazer barulho e aumentar a euforia nos combates, eles não estão a tentar enganar ninguém, qualquer pessoa vê que eles batem com o pé no chão, eles sabem que não somos idiotas! No entanto, essa técnica não é mais falsa do que os barulhos de murros que ouvimos nos filmes!...

 Voltando um pouco atrás, muitos não aceitam, apesar de admitir que o wrestling é um espectáculo e é duro, o facto de ser pré-determinado. Dizem: "Pouco importa que rebolem pelo chão, caiam e se levantem, meçam forças, eles já sabem quem vai vencer." É verdade, mas qual a diferença entre isso e as séries que vemos na televisão? Nas séries não temos o mau, que quer dominar o mundo e o bom ,que quer proteger o mundo e o mau começa por levar a melhor, domina por um tempo, mas no fim o bom dá a reviravolta e ganha? Por que então esses críticos perdem o tempo a ver isso se já sabem que, enquanto o mau domina, no fim o bom vai reverter a situação? É a mesma coisa! E apesar deles saberem quem vai ganhar, nós, os fãs, não sabemos e por isso vemos e gostamos e vamos ao rubro. Sabemos lá nós em que momento é que o lutador (e qual deles) vai vencer...

 Dizem também que no wrestling ganha sempre o mesmo. Convido-os a ver mais um pouco de wrestling e a constatar que isso não é verdade. Isso acontece é nos filmes e nas novelas, onde o bom leva sempre a melhor. No wrestling não, muitas vezes o mau leva a melhor.

 Para terminar, as pessoas que não vêm wrestling deviam ter mais respeito tanto pelos atletas como pelos fãs deste desporto. Têm todo o direito de não gostar de ver wrestling, mas não devem deixar de respeitar quem do wrestling vive e quem assiste aos combates e segue as histórias. Os lutadores merecem respeito, afinal põem o corpo e a vida em risco para o gozo dos fãs, passam semanas a viajar sem ver a família e sem ir a casa. É uma vida "de circo"! E os fãs, não são idiotas como muitos pensam, sabem perfeitamente como funciona o wrestling, mas sabem o que é arte e sabem o que é um artista!!!...

 

Aniversários Dos Wrestlers

 

Janeiro

01 - Jimmy Hart
01 - Kimberly
01 - Rodney
03 - Jim Ross
04 - Jacqueline
04 - Jim Powers
06 - Ludvig Borga
07 - Chavo Guerrero Jr.
08 - Bushwacker Luke
10 - Buff Bagwell
10 - Grandmaster Sexay
12 - Luna Vachon
14 - Jim Duggan
15 - Shane McMahon
15 - Bull Buchanan
19 - K-Kwik
19 - Pat Patterson
19 - Ted Dibiase
21 - Tygress
25 - Honky Tonk Man
26 - Animal
29 - Ivan Putski
29 - Bob "Hardcore" Holly
30 - Giant Gonzales

Fevereiro

03 - Marty Jannetty
03 - Kerry Von Erich
08 - The Big Show
08 - Classy Freddie Blassie
08 - Jim Neidhart
08 - Sherri Martel
09 - Madusa
10 - Meng
14 - Ken Shamrock
14 - Tommy Dreamer
14 - Viscera
16 - Gangrel
19 - Francine
25 - Ric Flair
28 - Ricky Steamboat

Março

01 - Booker T.
02 - Debra
06 - Val Venis
07 - Brother Love
07 - Major Gunns
09 - Rick Steiner
09 - Tiger Ali Singh
12 - Mae Young
14 - Wrath
15 - Iron Sheik
16 - Henry Godwinn
16 - Steve Armstrong
17 - Test
18 - "The Model" Rick Martel
20 - Sting
21 - Chris Candido
24 - Undertaker
24 - Barry Horowitz
28 - Curt Hennig
28 - Warlord
28 - One Man Gang
29 - Michael Hayes

Abril

03 - Lance Storm
05 - Diamond Dallas Page
05 - William Dunn
07 - Droz
10 - Paul Bearer
11 - Dustin Rhodes
14 - Lita
14 - Bryan Adams
17 - Nailz
17 - Rowdy Roddy Piper
18 - The Brooklyn Brawler
26 - Kane
29 - Paul Roma

Maio

02 - The Big Bossman
02 - The Rock
04 - Mr. Fuji
04 - Scott Armstrong
06 - Brian Knobbs
07 - Hercules
07 - Owen Hart
09 - Bastian Booger
10 - Tito Santana
10 - William Regal
11 - Billy Kidman
14 - Tennessee Lee
14 - Dr. Death Steve Williams
14 - Vader
15 - Kevin Von Erich
15 - Faarooq
16 - The Godfather
17 - Earl Hebner
17 - Dave Hebner
17 - Alex Wright
18 - Superfly Jimmy Snuka
19 - Andre the Giant
20 - Road Dogg
21 - Chris Benoit
22 - Brian Pillman
27 - Eric Bischoff
28 - Chaz
28 - Kamala
29 - Pete Gas
29 - Spice (Nitro Girl)
30 - Jake "The Snake" Roberts

Junho

02 - Lex Luger
04 - Gorilla Monsoon
04 - Joe Malenko
06 - Ahmed Johnson
07 - Howard Finkel
07 - Mick Foley
08 - Tatanka
09 - Dan Severn
12 - Mark Henry
13 - Vincent (Virgil)
13 - Headbanger Thrasher
13 - Jerry Lynn
15 - Scott Norton
16 - Ultimate Warrior
19 - Lilian Garcia
19 - The Sandman
20 - Koko B. Ware
26 - JJ Dillon
30 - Terry Funk

Julho

02 - Bret Hart
02 - Scotty Too Hotty
04 - Barry Windham
05 - Hillbilly Jim
05 - Jerry Saggs
09 - Salvitore Sincere
09 - Marc Mero
09 - Kevin Nash
10 - Johnny Grunge
11 - King Kong Bundy
13 - X-Pac
14 - Jeff Jarrett
15 - Jesse "The Body" Ventura
18 - Al Snow
22 - Shawn Michaels
24 - Torrie Wilson
27 - Doink
27 - Triple H
29 - Captain Lou Albano
29 - Scott Steiner

Agosto

01 - Bunkhouse Buck
04 - Dean Malenko
06 - Dino Bravo
08 - Rena "Sable" Mero
10 - Savio Vega
11 - Hulk Hogan
14 - Bob Backlund
14 - Bobby Eaton
20 - Tori
20 - Duke "The Dumpster" Droese
22 - Stevie Ray
22 - Paul Ellering
24 - Vince McMahon
25 - Crash Holly
27 - Sgt. Slaughter
31 - Jeff Hardy

Setembro

01 - Bam Bam Bigelow
01 - Rocco Rock
08 - Raven
12 - Hawk
17 - Jim Cornette
19 - Gerald Brisco
20 - Arn Anderson
20 - Greg "The Hammer" Valentine
20 - Stephanie McMahon
23 - Matt Hardy
28 - Steve Blackman
29 - The Kat

Outubro

02 - Yokozuna
04 - Linda McMahon
05 - Terri
09 - Eddie Guerrero
09 - Steven Richards
11 - Tazz
11 - Rikishi
12 - Dusty Rhodes
14 - Stacy "Miss Hancock" Keibler
15 - Joey Abs
20 - Scott Hall
21 - Bushwhacker Butch
23 - The Great Muta
25 - Perry Saturn
25 - Scorpio
26 - Taka Michinoku
27 - Harvey Whippleman
30 - Edge

Novembro

01 - Billy Gunn
01 - Bobby Heenan
02 - Paisley
03 - Dawn Marie
09 - Chris Jericho
12 - Disco Inferno
14 - Albert
15 - Randy Savage
19 - Elizabeth
22 - Skinner
26 - Ivory
27 - British Bulldog
29 - Jerry Lawler
29 - Bradshaw
30 - Christian

Dezembro

05 - Larry Zbyszko
07 - Rick Rude
07 - Tammy Lynn Sytch (Sunny)
09 - Kurt Angle
10 - Essa Rios
12 - Rey Mysterio Jr.
12 - Sabu
13 - Junkyard Dog
18 - "Stone Cold" Steve Austin
18 - Rob Van Dam
18 - Trish Stratus
19 - Mean Gene Okerlund
23 - The Great Muta
26 - Mideon
27 - Bart Gunn
27 - Ax (Demolition)
27 - Chyna
28 - Goldberg

O Que é o Wrestling?

  

O pro-wrestling, nome mais usado para o termo "Professional wrestling", é uma divisão dentro do género da luta desportiva (conhecida por "wrestling", nome muitas vezes atribuído ao género pro-wrestling) que visa sobretudo o entretenimento dos fãs através da realização de combates entre atletas devidamente preparados. 

O pro-wrestling difere dos outros géneros de luta, pois nesse dá-se mais importância à componente de espectáculo, de entretenimento, do que propriamente a uma competição a nível desportivo. É assim que dentro da prática desportiva deste desporto se alia a componente de espectáculo, havendo neste personagens interpretadas pelos lutadores, histórias/enredos semi-fictícios entre eles e combates entre rivais com final pré-determinado, para aumentar a sensação/excitação do adepto frente ao enredo.

 


O pro-wrestling reúne cada vez mais adeptos ansiosos por seguir passo a passo o enredo desta "novela desportiva", que enche recintos fechados como nenhum outro desporto ou espectáculo, vende merchandise aos milhões e os programas de TV atingem níveis de audiência cada vez maiores, liderando muitas vezes e projectando canais televisivos na ribalta. Os intervenientes nas melhores federações mundiais de pro-wrestling são conhecidos a nível mundial e muitos atingem mesmo o estatuto de super-estrela, participando em comerciais, filmes, programas de entertenimento. Os fãs são cada vez mais fanáticos, imitando o comportamento de seus ídolos do pro-wrestling e repetindo as suas "catch phrases" (frases favoritas) vezes sem conta em diversas situações.

O pro-wrestling atinge níveis altos de popularidade principalmente nos Estados Unidos da América (daí ter surgido a tradução para português de "luta livre americana), com federações como a World Wrestling Entertainment, a nº1 desta indústria a nível mundial. Tem também sucesso no México, país onde a modalidade é vista quase como uma "religião", conhecido como
lucha libre com federações nacionais como o Consejo Mundial de Lucha Libre (CMLL) e a AAA. No Japão o "puroresu", palavra japonesa para "pro-wrestling" atinge o seu auge de violência, principalmente com federações como a extinta Frontier Martial-Arts Wrestling (FMW) e a IWA - Japan, onde em muitos combates se usa arame farpado, vidros, chamas e todo o tipo de objectos designados "hardcore". Também no Japão o wrestling feminino tem uma tradição acentuada, com lutadoras jovens, geralmente entre os 16 e os 26 anos de idade, lutadoras essas que usam tácticas de alto risco e por isso terminam as carreiras ainda na casa dos 20. Os EUA decidiram a meio dos anos 90 adoptar também tais práticas (hardcore), principalmente em federações como a extinta Extreme Championship Wrestling (ECW), Xtreme Professional Wrestling (XPW), Combat Zone Wrestling (CZW - onde se atinge o limite) e algumas federações independentes como a AIWF. O pro-wrestling é também popular em termos televisivos na Alemanha, Inglaterra, Canadá, França, Austrália, etc.

 

 

As regras básicas do pro-wrestling são:

  • Os combates têm lugar num ringue quadrado envolto por três cordas de aço forradas com esjonja ou mesmo cordas reais forradas com fita adesiva e 4 postes de ferro. 

  • À volta do ringue, do lado de fora, estão colocados uns finos colchões para amortecer quedas, que seriam perigosas demais se fossem directamente no cimento (que por vezes acontece). Algumas federações não usam estes colchões. 

  • Protecções de ferro (guardrails) separam o local da acção dos espectadores. 

  • Os intervenientes nos combates são os seguintes: lutadores que combatem entre si para conseguir a vitória; árbitro que aplica a lei do desporto e impede que se cometam irregularidades, para além de registar oficialmente o vencedor; apresentador que anuncia quem são os adversários e dá umas informações gerias sobre eles; comentadores, que comentam o que se passa no ringue. 

  • Os lutadores podem vir acompanhados do seu manager ou sua valet, ou ainda outro ou outros lutadores, mas estes não podem intervir no combate, a não ser com conselhos. 

 

Existem várias maneira de se obter a vitória:

  1.  

    Acentando as espáduas do adversário no chão por três segundos, sendo o árbitro a registar os segundos que dura o acentamento, no máximo de três, através de pancadas no tapete; 

     

  2.  

    Aplicando no adversário um golpe de desistência, levando-o à submissão; 

     

  3.  

    Através do excesso de permanência fora do ringue de combate do adversário, o árbitro procede à contagem e se chegar a 10 ou 20 (10 nos Estados Unidos, 20 no México e Japão), sem interrupção, o lutador é desclassificado; 

     

  4.  

    Através da desclassificação do adversário por infracção grave de uma regra básica do wrestling; 

     

  5.  

    Se o adversário perder os sentidos em pleno combate; 

     

  6. Por falta de comparência do adversário.

 

  • A maioria dos combates de wrestling é apenas composto por um round, designado por "fall". Em algumas promoções, como por exemplo no México, é mais usual combates de 2 of 3 falls, combates que têm um mínimo de duas falls e um máximo de três, e onde vence o lutador ou a equipa que obtiver duas vitórias pelos processos normais em duas falls

  • Infracções às regras básicas do wrestling: uso de objectos estranhos, como cadeiras, soqueiras, mesas, paus, etc, mordidelas, golpes nas partes sensíveis, ataques aos olhos, arranhões, ataques ao adversário usando as cordas como apoio.

  • Se durante um combate um lutador se agarrar às cordas, o adversário terá que o largar. Se não o fizer, o árbitro contará até 5 e depois da contagem pode separá-lo do adversário à força. 

  •  

    Se durante um combate o lutador atacante se apoiar nas cordas para atacar o adversário, o árbitro contará até 5 para ele largar ou as cordas, ou o adversário, se chegar a contagem aos 5, o árbitro pode separá-lo à força da corda ou do adversário. 

 

Podem ser disputados entre equipas de lutadores, geralmente duplas, sendo assim acrescentadas as seguintes regras básicas:

  1. Apenas dois lutadores, adversários, devem permanecer em combate; os companheiros de equipa devem permanecer do lado de fora, junto às cordas, e só podem entrar quando o companheiro de equipa lhes tocar, geralmente com a mão; 

  2. Se permanecerem todos os membros da mesma equipa no ringue, o árbitro contará até 20 e depois desse tempo de permanência no ringue a equipa será desclassificada; podem aproveitar esse tempo para realizar golpes em conjunto, mas não podem ultrapassar o tempo de permanência;

  3.  

    Vence a equipa cujo um dos membros vença um dos membros da equipa adversária como se fosse um combate singular.

 

Os Perigos do Wrestling

 

O pro-wrestling está definitivamente na moda. Cada vez mais, devido aos elementos de soap-opera que cada vez influenciam mais a modalidade. O que muita gente não se apercebe é que, quanto mais popular o wrestling se torna, mais perigoso igualmente se torna, tanto para quem pratica como para os fãs. E porquê?

  Erroneamente muita gente que não vê wrestling o associa a uma "palhaçada", pensando que os lutadores são meros "palhaços" e nem sequer existe violência e contacto físico no wrestling. Mas a realidade é bem diferente.

  Os combates podem ter alguma coreografia, podem ter o final já pré-determinado, os lutadores cooperam uns com os outros para que os shows saiam bem, mas a verdade é que os golpes estão longe de serem falsos. Os lutadores, devido às exigências do aumento da popularidade do wrestling cada vez arriscam mais, cada vez fazem golpes mais realistas, cada vez põem mais o seu corpo na linha só com um objectivo: entreter os espectadores. E com isto vêm as lesões, as reformas antecipadas, o vício de medicamentos e muitas vezes a morte.

  Um estudo realizado em finais de 1999 revela que os pro-wrestlers tem uma chance muitíssimo mais elevada de falecer devido ao desporto que praticam do que os atletas de qualquer outro desporto. Nesta secção vamos analisar em pormenor as maiores vítimas da sua própria paixão, aqueles que viram as suas vidas mudadas para sempre (para pior neste caso) por causa do wrestling. Talvez assim o wrestling e os seus atletas sejam mais respeitados.

  Os lutadores de wrestling praticam os golpes vezes sem conta em escolas próprias e sem dúvida que aprendem a cair convenientemente e a sofrer golpes com um mínimo de dano. Mas isto não os torna imunes às lesões, pois é verdade que eles raramente falham golpes, mas quando falham, já que também são seres humanos, os resultados podem ser desastrosos. Eis algumas situações de falhanços que lesionaram gravemente lutadores:

  A 11 de Dezembro de 1990, nas gravações do programa WWF Superstars of Wrestling, a dupla dos Rockers (Marty Jannetty & Shawn Michaels) enfrentava uma dupla composta pelo "Genius" Lanny Poffo e um jobber chamado Charles Austin. Quando se preparava para terminar o combate, Marty Jannetty decide aplicar o seu finisher Rocker Dropper (nos nossos dias mais conhecido como Fameasser), só que o Charles Austin tem a infeliz ideia de "vender" aquele golpe como se fosse um DDT, quando supostamente com esse golpe é suposto a vítima cair com a cara no tapete e não cair na posição vertical como quando sofre um DDT. O resultado foi que o Charles Austin fracturou o pescoço, ao cair na vertical com a perna de Marty Jannetty a fazer pressão sobre o pescoço e ficou paralítico. O bump foi de tal maneira chocante que muitos lutadores que acompanhavam o combate nos monitores dos bastidores pensavam que Charles Austin tinha morrido em resultado do bump. Shawn Michaels voou com um top-rope splash sobre Charles Austin e fez o pinfall. Devido ao incidente esse combate nunca foi mostrado na televisão e ainda por cima em 1994 Charles Austin moveu uma acção contra a WWF, Marty Jannetty e Shawn Michaels, entendendo que eles tinham sido os culpados do acidente, conseguindo arrecadar uma choruda indemnização, usando o argumento de que a WWF tinha aceitado a sua participação neste combate, mesmo sabendo que tinha apenas 6 meses de treino e de que Marty Jannetty lhe tinha garantido "que era um profissional e que já tinha feito aquele golpe imensas vezes, para não se preocupar que tudo ia correr bem". No meu ver, Marty Jannetty realmente dizia a verdade, pois aquele golpe era rotineiro da sua parte e, pela visualização do bump,dá-me impressão que, realmente, a culpa foi de Charles Austin na "venda" do golpe, apesar de na reportagem da TV terem dado a entender que foi negligência de Marty Jannetty. O júri acabou por atribuir 90% de responsabilidade à Titan Sports, INC. (empresa na altura responsável pela WWF), 5% de responsabilidade a Marty Jannetty, 5% a Charles Austin e 0% a Shawn Michaels, que ficou ilibado. Felizmente alguns anos depois Charles Austin recuperou-se e voltou a andar, no entanto a sua vida nunca mais foi igual.

  Outro caso bem grave ocorreu no México, a 26 de Outubro de 1993, na famosa Arena Coliseo. Num combate de luta a 6, que opunha a equipa de Oro, La Fiera & Brazo de Plata a Dr. Wagner Jr., Kahos & Jaque Mate. Estavam no ringue Oro e Kahoz, quando este último aplica uma clothesline sobre Oro e este "vende" a clothesline ao estilo de Kenta Kobashi, rodando 180º no ar e caindo de cabeça. E foi nesse instante que Oro cai de cabeça sobre o tapete do ringue. O adversário tenta levantá-lo para prosseguir o combate, mas Oro sofre um colapso. A sua pulsação baixa para um nível perigoso e imediatamente é posto numa maca, onde viria a falecer, vítima de um aneurisma cerebral, ainda antes de entrar na ambulância. Oro tinha apenas 21 anos e tinha tudo para ter sido uma lenda no México, se não fosse este trágico acidente.

 

  Num combate na ECW em 1994 Chris Benoit enfrentava Sabu. Sabu corre de encontro a Chris Benoit e este aplica-lhe um back body drop de grande elevação. Sabu é elevado no ar com mais força do que seria suposto e não consegue aterrar de costas, como é mais normal neste golpe. Resultado: cai na posição vertical, de cabeça, e parte o pescoço. Não morreu, mas lesionou-se gravemente e esteve fora de acção por muito tempo.

  Ainda em 1994, mais precisamente a 16 de Março, numa tour da WCW pela Alemanha, Mick Foley trabalhava com Leon White, interpretando respectivemante Cactus Jack e Big Van Vader que estavam envolvidos numa das mais brutais feuds da WCW. No ringue, nos vários combates que fizeram nenhum dos dois se continha e realizavam golpes brutais. O primeiro de destaque foi um combate a 16 de Abril de1993 onde Cactus Jack parte o nariz e precisa de levar 27 pontos na cara para cicatrizar numerosas feridas. Depois disto houve um combate entre ambos a 21 de Abril de 1993, onde o manager do Vader retirou um dos colchões fora do ringue e Vader aplicou um powerbomb ao Cactus Jack directamente no cimento! Cactus Jack lesionou-se e quase ficou paralítico com esse golpe. Mas o pior ainda estava para vir. Foi em Munique, Vader atira brutalmente Cactus Jack contra as cordas e este fica com a cabeça presa entre elas (a do meio e a de cima). Cactus Jack retira a cabeça com muita rapidez, e esse movimento fere-lhe a orelha esquerda. Cactus Jack não se apercebe imediatamente do que se tinha passado e passa algum tempo fora do ringue. Quando sobe outra vez para o ringue, corre para Vader e ataca-o com vários murros, quando, de repente, a sua orelha simplesmente cai para o chão! O árbitro apanhou a orelha e entregou-a a um oficial fora do ringue. Como resultado Mick Foley foi sujeito a uma cirurgia reconstructiva, mas não conseguiu recuperar a orelha na totalidade. Esta feud entre os dois lutadores tomou proporções tão extremas, que levou os responsáveis da World Championship Wrestling a dá-la por terminada.

  Um outro incidente famoso, conhecido como "Mass Transit Incident" mudou a história da ECW para sempre. A equipa de Paul Heyman produzia um house show em Revere, Massachussets, no dia 23 de Novembro de 1996. O combate para o ECW World Tag Team Title era suposto ser disputado nessa noite pelos campeões Gangstas (New Jack e Mustafa Saed) contra D-Von Dudley e Axl Rotten. Só que Axl Rotten não aparece na arena nessa noite, pelo que D-Von Dudley precisava de um substituto. Eis que surge então um rapaz, junto com o seu pai e um grupo de midget wrestlers e entram na arena. O rapaz apresenta-se a Heyman e diz chamar-se Erich Kulas e que fazia uns "números" vestido com um fato de condutor de autocarro em federações independentes, onde "batia sem dó nem piedade" em midget wrestlers e mostrou-se interessado em ser o parceiro de D-Von naquela noite. O rapaz mente e diz ter 19 anos, mostrando um bilhete de identidade falso, dizendo ainda que tinha alguma experiência como lutador e tinha sido treinado pelo Killer Kowalski. Tudo isto convence Heyman que o deixa ser parceiro de D-Von Dudley e eis que Heyman o nomeia "Mass Transit". Nos bastidores Kulas diz não saber fazer um blade job, pelo que New Jack se prontifica a fazê-lo, já que era suposto haver sangue naquele combate. O combate começa, mas as regras iniciais são alteradas, pelo que passou a ser um weapons match com todo o tipo de armas que habitualmente vemos em hardcore matches. New Jack tenta várias vezes fazer o blade job no Mass Transit, mas sem sucesso, até que perde a paciência e saca uma faca que tinha do bolso, fazendo-lhe um enorme golpe na testa, que imediatamente começa literalmente a jorrar sangue como se fosse uma fonte daquelas que encontramos a enfeitar cidades. New Jack continuou a combater como se nada fosse, nas bancadas o pai começa a gritar e a dizer que o rapaz só tinha 17 anos, mas poucos se importaram, os lutadores continuaram o combate, enquanto Mass Trasit continuava a esguichar sangue e poucas foram as pessoas do público que abandonaram o recinto em protesto, já que a marioria da multidão foi ao rubro com tanto "juice". Finalmente New Jack terminou o combate e imediatamente socorreram o pobre rapaz, que, apesar de ter pouca história no mundo do pro-wrestling, foi vítima do mais mal feito blade job de sempre. Kulas recebeu 50 pontos na testa para fechar o golpe.


  No WWF SummerSlam '97, "Stone Cold" Steve Austin enfrentava Owen Hart para o WWF Intercontinental Title. Quase a terminar o combate Owen Hart aplica-lhe um belly-to-belly piledriver, idêntico ao Tombstone Piledriver (finisher do Undertaker), mas onde o atacante cai sentado em vez de cair de joelhos. O resultado foi que o Steve Austin caiu mal e partiu o pescoço, ficando temporariamente paralisado. Como resultado teve que ser sujeito a uma intervenção cirúrgica que lhe trouxe melhoras, se bem que nunca mais recuperou dessa fractura a 100%.


  A 17 de Abril de 1998 mais um dia trágico ocorreu no wrestling, mais precisamente na WCW. Ocorria um
tag team match entre as duplas Vicious & Delicious (Marcus "Buff" Bagwell e Scott "Flash" Norton) contra Lex Luger & Rick Steiner nas gravações do programa WCW Thunder para o dia 24. A dada altura aplica uma variação do seu habitual top-rope bulldog no Buff Bagwell, Buff Bagwell aterra mal no chão e o resultado foi o pescoço partido. Com isto quase que ficou paralisado, não fosse a imensa massa muscular que ele possui e que de certo modo protegeu as vértebras no momento da queda. Durante meia-hora os paramédicos assistiram-no até que finalmente foi retirado numa maca e seguiu caminho para o hospital onde ficou internado várias semanas. Durante esse tempo sofreu mais uma complicação, desta vez a nível respiratório e foi submetido a uma grande intervenção cirúrgica para reparação de algumas vértebras. Meses depois regressou, tendo aparecido num WCW Monday Nitro numa cadeira de rodas acompanhado pela mãe.


  A 21 de Setembro de 1998, num WCW Monday Nitro, um tag team match entre Villano IV & Villano V e Raven & Kanyon, uns dois minutos depois do combate começar, a dupla Raven/Kanyon dominava quando decidem fazer um golpe em conjunto ao Villano IV. Kanyon aplica-lhe um powerbomb e enquanto Kanyon o levantava, Raven pega-lhe no pescoço para um neckbreaker. Era suposto Kanyon cair sentado ao mesmo tempo que Raven caía de costas, e o Villano IV igualmente cairia de costas. O problema é que Raven atirou-se para o chão antes de Kanyon, quando deviam ter caído ao mesmo tempo. Kanyon cai sentado com um ligeiro atraso e Villano IV cai com a espinha completamente DOBRADA, o que resultou numa lesão grave na coluna cervical. O combate terminou logo ali. O mais espantoso é que ele ao início não se conseguia levantar, mas à segunda tentativa levantou-se e retirou-se para os balneários pelo seu próprio pé (com ajuda de outras pessoas). Mesmo assim teve que ser operado e só regressou à acção 1 ano e meio depois do ocorrido.


A 23 de Maio de 1999, na WWF, num pay-per-view chamado "Over the Edge" aconteceu o acidente mais trágico da história do pro-wrestling. O lutador Owen James Hart, interpretando nessa altura a gimmick de Blue Blazer, um super-herói, devia enfrentar nessa noite o WWF Intercontinental Champion The Godfather. Os bookers decidiram que Blue Blazer faria a sua entrada vindo de uma plataforma no tecto, suspenso por um cabo. Owen não queria esta entrada, mas acabou por ceder à pressão dos bookers e aceitou entrar no ringue desta maneira. O resultado acabou por se revelar dramático. O cabo por onde o Blue Blazer vinha suspenso partiu-se e Owen caiu de uma considerável altura para dentro do ringue (cerca de 15 metros), batendo com a cabeça num dos postes durante a queda e caindo com grande impacto no ringue. Curiosamente não faleceu imediatamente, mas no caminho para o hospital teve um complicação cardíaca devido à queda e acabou por falecer. Este é conhecido como o dia mais negro na história do pro-wrestling.

Poucos meses depois, na mesma promoção, acontece outro acidente muito grave. Foi a 5 de Outubro de 1999, nas gravações do programa WWF SmackDown!. Darren Drozdov, conhecido na altura como Droz, enfrentava D'Lo Brown quando este (D'Lo Brown) se preparou para lhe aplicar o seu trademark move, um running powerbomb. Só que a coisa correu muito mal, D'Lo Brown levanta-o, corre com ele no ar, e ao cair na posição de sentado, deixa-o cair, não de costas, como devia ser, mas DE CABEÇA. O resultado foi uma fractura ao nível do pescoço que lhe prejudicou a capacidade motora, deixando-o paralítico da cintura para baixo até hoje! Se quiserem uma explicação mais científica, o que aconteceu foi o seguinte: Droz lesionou-se no nervo cervical designado "C4", que foi comprimido com o impacto, inibindo os neurónios motores de enviar a informação ao cérebro, provocando-lhe a paralisia motora dos bíceps e deltóides. Para além disto sofreu uma lesão perto do nervo cervical "C7" , provocando-lhe paralisia nos braços, cintura, pernas e órgãos pélvicos.

  Num show de WXW (World Extreme Wrestling), a 7 de Janeiro de 2000, temos o exemplo de Gary Albright que apesar de problemas crónicos de diabetes insistiu em lutar para ajudar o sogro (dono da companhia) a realizar diversos shows. Como resultado da sua insistência, Gary morreu em pleno combate, vítima de ataque de coração.


Nos últimos tempos da WCW, mais precisamente em Janeiro de 2001, no evento WCW Sin, Sid Eudy, conhecido como Sid Vicious, lutava contra Scott Steiner, Jeff Jarrett e um "parceiro mistério" (Road Warrior Animal) , quando decide voar de cima das cortas e acertar Steiner na cara com um flying big boot. É preciso dizer que antes do combate foi pedido a Sid que tentasse um golpe mais do estilo high-flying, se bem que ele alertou que não era capaz. Mesmo assim insistiram e ele assim o fez. Sid consegue atingir a cara de Steiner com uma das pernas, mas a outra perna "aterra" no chão numa posição muito má e fica pressionada pelo peso do resto do corpo. O resultado está à vista: o osso peróneo cede à pressão e parte-se ao meio, resultando num efeito visual "horripilante". Sid perde o equilíbrio e cai para o chão, ficando com a perna literalmente a "dar-a-dar". Sid processou a WCW por isto, alegando que lhe foi imposto que realizasse tal golpe.

A 22 de Outubro de 2001, na FMW, Eiji Ezaki (conhecido no wrestling como Hayabusa), um dos mais populares lutadores do Japão, enfrentava Mammoth Sasaki, quando tentou realizar um second-rope moonsault, algo habitual neste lutador, só que caiu mal e como resultado afectou gravemente alguns nervos e também algumas vértebras, resultando em paralisia dos membros (provavelmente idêntico à lesão do Darren Drozdov). Actualmente encontra-se num centro de reabilitação em Tóquio e, felizmente, já conseguiu recuperar alguns movimentos.

E é assim que o perigoso mundo do wrestling funciona. Muitos mais exemplos trágicos existem, mas aqui só estão referidos os mais graves, pois não é necessário referir todos, já que lesões são rotina no wrestling, infelizmente.

Há ainda a ter em conta aqueles que, de modo indirecto, morreram também devido ao wrestling, principalmente pela ingestão de drogas analgésicas, que se converte em vício. Tudo para pôr fim não só à imensa dor física que sentem, mas também à dor de estarem constantemente longe dos familiares, pois praticamente viajam de terra em terra todos os dias. Entre os exemplos estão: Jay Youngblood, Rick McGraw, David Adkisson (David Von Eric), Mike Adkisson (Mike Von Erick Chris Adkisson (Chris Von Eric), Kerry Adkisson (Kerry Von Eric), Buzz Sawyer, Eddie Gilbert, Art Barr, Brian Pillman, Louie Spicolli, Rick Rood (Rick Rude), Terry Gordy, etc.

  E não se pode terminar sem falar das outras "vítimas" do professional wrestling. É que, parecendo que não, não são somente os lutadores que se sujeitam ao perigo. Nos últimos anos surgiu uma nova moda, especialmente nos Estados Unidos, onde os próprios fãs do wrestling decidem imitar o que vêm na televisão, especialmente as cenas mais violentas do chamado "hardcore wrestling". E é assim que nos seus próprios terrenos, quintais, pavilhões, etc, dão lugar à imaginação e arriscam a própria integridade física praticando golpes de alto risco, envolvendo trampolins que usam para grandes saltos acrobáticos onde caem sobre colegas, geralmente deitados sobre mesas ou tábuas de madeira ou outros amontoados de objectos perigosos, que chegam a incluir arame farpado, objectos em combustão, etc. Também usam muitas vezes objectos perigosos como armas, o que inclui caixotes do lixo e cadeiras de aço. Outros têm coragem de "voar" das mais altas alturas, chegando a voar de cima do telhado cá para baixo, muitas vezes sobre outros amigos. É um perigo!

  Nicholas Messana, com 10 anos de idade na altura do acidente (1999) fracturou o pescoço ao praticar backyard wrestling. Não morreu nem ficou paralítico, mas mesmo assim teve que sofrer duas cirurgias e faltou à escola durante muito tempo.

  Em casos mais extremos chega mesmo a haver morte. Um caso muito conhecido foi de um rapaz que aplicou um powerbomb numa menina de 6 anos de idade. O resultado foi a morte da mesma e a instauração da polémica nos EUA sobre o pro-wrestling. Outros casos ocorreram, principalmente em 1999.

  A World Wrestling Entertainment é claro na sua posição frente ao backyard wrestling. Chegam aos escritórios da companhia muitas cassetes de vídeo com demonstrações de backyard wrestling. Todas as cassetes são devolvidas e nem sequer são visionadas. A companhia lançou ainda uma campanha de desencorajamento da prática de backyard wrestling. "Don't try this at home!" é a mensagem deixada pelas estrelas da WWE (inclusive adaptada para português para introduzir a WWE na SIC Radical em 2004).

 


Wrestlers WebsiteS

WWE

 

História da WWE

 
A história da promoção agora conhecida como World Wrestling Entertainment começa devido a um desentendimento. Toots Mondt (ex-lutador e inventor da fórmula de combates pré-determinados) era o booker e promotor da NWA Capitol Wrestling, ou seja, a divisão da área nordeste da National Wrestling Alliance, uma aliança de pequenas promoções de pro-wrestling, dividida por áreas.
Toots Mondt era o responsável pelo booking do então NWA World Champion, "The Nature Boy" Buddy Rogers. O problema e que este booker raramente deixava o Buddy Rogers defender o seu titulo fora da zona nordeste, o que deixava os outros promotores insatisfeitos.
Mondt e Vincent J. McMahon (Vince McMahon Sr.), outro promotor da NWA Capitol Wrestling queriam manter Buddy Rogers e o NWA World Title na zona nordeste, mas Buddy Rogers não queria perder os $25000 depositados no cinto.
A 24 de Janeiro de 1963, em Toronto, Ontario, Canadá, Buddy Rogers perde o título para Lou Thesz, num combate de apenas one-fall. Vince McMahon Sr. e os outros promotores da NWA Capitol Wrestling recusam-se a reconhecer Lou Thesz como NWA World Champion, pois defendiam que combates para o título deviam ser de 2-out-of-3 falls, mais comuns na época.
Foi neste ambiente que Vince McMahon Sr. e Mondt decidem criar a sua própria promoção de wrestling, desligada da NWA, e criam um novo titulo, o World Wide Wrestling Federation Title (WWWF World Title), que oferecem a Buddy Robers, em Abril de 1963, desculpando-se diante dos outros promotores da NWA dizendo que ele ganhou esse novo título num torneio que se realizou no Rio de Janeiro, Brasil, onde venceu Antonino Rocca na final, apesar de tal ser fictício.
Com este título decidem então criar uma promoção, a World Wide Wrestling Federation (WWWF), com Buddy Rogers reconhecido como primeiro campeão da promoção, uma promoção que além de ter um nome mais "pomposo" e atractivo que "NWA Capitol Wrestling" cobria a zona Este dos Estados Unidos, mas não se pode dizer que fosse propriamente uma federação "worldwide", como indicado no seu nome.
Buddy Rogers, WWWF World Champion, era suposto ter um longo reinado como campeão, mas a 17 de Maio de 1963, Buddy Rogers perde o WWWF World Title para Bruno Sammartino, em 47 segundos, devido a ter sofrido um ataque cardíaco pouco tempo antes do combate. Buddy Rogers retira-se (regressando apenas em 1967) e Bruno Sammartino inicia o seu longo reinado como WWWF World Champion / WWWF Champion (8 anos!).
Algum tempo depois da criação da WWWF, a união entre McMahon-Mondt chega ao fim, quando Toots Mondt, que tinha estado ligado ao wrestling desde muito cedo, perde o seu interesse pela WWWF e vende a sua parte a Vince McMahon Sr., ficando este com total controlo da companhia.
Em 1971, a WWWF volta a fazer parte da NWA como uma promoção regional, e o WWWF World Title e obrigado a mudar de nome para WWWF Title, um título regional.
Em 1979 os promotores da WWWF decidem mudar o nome da companhia. O "Wide" cai e a companhia passa a chamar-se somente World Wrestling Federation (WWF). Esta mudança é somente realizada por questões "estéicas", mas em nada afectou a composição dos promotores, etc. Tambem nessa altura outro título da WWWF, o WWWF North American Title muda de nome para WWF Intercontinental Title.
Em 1983 Vince McMahon Sr. vende a sua parte da companhia ao filho Vincent K. McMahon (Vince McMahon Jr.), que passa a chefiar a WWF e decide sair da "sombra" da NWA definitivamente. Para isso decide aproveitar-se da expansão que a televisão por cabo começava a ter nos EUA e também o reprodutor de vídeo doméstico, pensando que com tais meios de propagação poderia estender o seu produto ao nível nacional e não somente ao nível regional (nordeste) ao que a promoção estava limitada até aí. Foi assim que Vince McMahon Jr. declarou "guerra" aos outro promotores e invadiu ou adquiriu os seus territórios, expandindo o seu produto.
Em 1983 a WWF desliga-se definitivamente da NWA, com a sua expansão a outros territórios. Vince McMahon Jr. consegue que uma estaçao de TV de Los Angeles começasse a transmitir a programação da WWF a nível local, depois uma estação em St. Louis, até que muitas estações de TV por cabo adquirem os direitos de transmissão da WWF, incluindo a gigante MTV, e num instante a WWF era transmitida a nível nacional. O WWF Title, passou a ter estatuto mundial, mudando para WWF World Heavyweight Title.
Mas as ideias de Vince McMahon Jr. nao se ficaram por aqui. Vince decide mudar completamente o rumo do pro-wrestling e torná-lo num produto comsumido por todas as idades, e nao somente por adultos do sexo masculino. McMahon aposta forte e feio em gimmicks, que já existiam antes, que fique bem claro, mas não tão concentradas como na WWF. Nascem os "super-heróis", os grande vilões, storylines semelhantes a outras soap-operas. O wrestling deixa de ser concentrar só em luta própriamente dita, agora tínhamos lutadores a interpretar personagens "irreais" mais que nunca.
Vince decide tambem pegar num lutador e transformá-lo num autêntico herói. E assim que um lutador chamado Terry Bolea, que ja tinha trabalhado em alguns shows da WWF é transformado no lendário Hulk Hogan e torna-se um herói nacional, tal como o Super-Homem. Hulk Hogan não era propriamente o mais habilidoso dos lutadores, mas era defensor do wrestling praticado na sua maioria por culturistas, ou seja, dava extrema importância às aparências, o que agradou a McMahon. Foi assim que nasceu a era dos lutadores "bonitos" e musculados, em detrimento do antigamente, onde importava ser forte e pesado, mesmo que se fosse gordo.
A WWF continua a vingar em terras norte-americanas, enquanto outras promoções regionais da NWA se encontram incapazes de sobreviver e se afundam. A WWF começa a liderar audiências televisivas, Hulk Hogan torna-se um "deus do wrestling", é introduzida a música de entrada dos lutadores, tendo sido o Junkyard Dog o inaugurador, começa a ser comercializado merchandise de wrestling, o que inclui videocassetes, roupa e bonecos, com o lançamento da linha de figuras de wrestling da empresa LJN.
Mas Vince McMahon Jr. queria mais e tem mais uma ideia de génio: criar um evento especial de wrestling. Nasce a WrestleMania, em 1985, algo que revolucionaria para sempre o mundo do wrestling. A WrestleMania nao seria transmitida em televisão livre, nem em pay-per-view, que na altura dava os primeiros passos, mas em circuito televisivo fechado, ou seja, Vince alugou o espaço de mais de 100 arenas pelos Estados Unidos fora, onde gastou quase toda a sua fortuna, e assim as pessoas pagavam para entrar na arena da sua zona e assistiam ao evento num écrã gigante. Só em algumas localidades específicas, por impossibilidade do evento ser transmitido em circuito fechado, é que foi usada a técnica de transmissão via pay-per-view. A ideia era arriscada pois a recepção podia não ser boa, mas resultou em cheio e enriqueceu ainda mais os cofres da WWF. Foi na altura que começou a chamada era "Rock N' Wrestling", com figuras públicas, entre os quais cantores, a participar em eventos da WWF, lutadores elevados ao estatuto de "estrela" e "pessoa famosa", e foi até criada uma série de animação, Hulk Hogan's Rock N' Wrestling, com diversas personagens da WWF como figuras centrais, como o intuito de pôr as crianças a ver a programação da WWF.
A popularidade da WWF e em especial da WrestleMania continua. Em 1987, o Pontiac Silverdome enche para ver ao vivo a WrestleMania III. Mais de 93 000 pessoas estão lá. Os anos 80 foram muito produtivos em termos de wrestling, devido à WWF. Os eventos em pay-per-view aumentavam, como o nascimento do Royal Rumble, Survivor Series e SummerSlam.
Os anos 80 chegam ao fim e a WWF é a promoção líder dos EUA. As promoções regionais da NWA descem de 20 no início dos anos 80 para 5 no fim da década. E tudo por culpa da WWF. No fim da década só dois World Titles são considerados "prestigiados" nos EUA, e um deles pertencia à WWF.
Em 1990 a estrela da companhia Hulk Hogan decide "reformar-se" e dedicar-se ao cinema, pelo que era necessário um novo ícone. Vince McMahon tenta fazer do Ultimate Warrior um ícone, e Hulk Hogan perde o título para o Ultimate Warrior na WrestleMania VI, mas Hulk Holgan volta atrás na decisão de deixar o wrestling e continua como estrela da companhia, apesar de brilhar um pouco menos, devido à criação de novas estrelas, como Ultimate Warrior, Bret "Hit Man" Hart, British Bulldog, etc.
No inicio da década de 90 as ambições de McMahon levam a transformar a WWF numa promoção de nível internacional, tal com a tinha transformado numa promoção de nível nacional quase 10 anos antes. Começam-se a fazer tours na Europa, em paises como Inglaterra e Alemanha.
Ainda nesta época Vince McMahon cria a Titan Sports INC., que passa a ser responsável pela WWF e também pela promoção de outras modalidades, como o culturismo (World Bodybuilding Federation, IcoPro, etc).
Até 1992 a WWF somava sucessos atrás de sucessos, até que veio o escândalo. Um médico afirma em tribunal que a WWF administrava esteróides anabolizantes em alguns de seus atletas, mas Vince McMahon consegue desculpar-se, alegando que os esteróides foram usados numa época em que eram permitidos e que além disso ele nunca distribuiu ou fomentou o seu uso. Vince McMahon escapa-se desta, mas a imagem da WWF fica manchada.
Segue-se um "periodo negro" na WWF, talvez marcado pelo escandâlo, mas o pesadelo de Vince começa quando a companhia rival World Championship Wrestling começa a ganhar terreno e a passar a WWF em termos de audiência. A WWF lança uma nova campanha em 1994, denominada "New Generation", mas nada parecia conseguir travar o domínio da companhia rival WCW.
A WWF entra num grave problema financeiro, ao contrário da WCW que enriquecia de dia para dia, teve que cortar salários aos lutadores e até relações, com lutadores a abandonar a companhia devido a outros escândalos, como a traição da qual Bret Hart é vítima em Novembro de 1997, que o faz abandonar a companhia de um modo "violento" rumo à WCW.
Em Novembro de 1997 a WWF põe de lado a New Generation e tenta uma nova era, na tentativa de voltar a ser de novo a companhia líder dos Estados Unidos. Lança a era "WWF Attitude", uma era que tenta, como a já longínqua Rock N' Wrestling, mudar mais uma vez o público alvo das suas emissões. A WWF aposta na polémica e deixa de se importar em que o seu produto fosse "para toda a família". Desta vez o público alvo são os adolescentes com mais de 14 anos e os jovens adultos na casa dos 30 anos. Nasce assim o wrestling mais "politicamente incorrecto", com linguagem mais explícita, participação mais activa de mulheres atraentes em storylines, combates mais violentos e golpes mais arriscados, etc.
A WWF lentamente vai passando a companhia rival de novo. A Titan Sports, INC. muda de nome para World Wrestling Federation Entertainment, INC. e a WWF leva a empresa para um novo rumo. A WWF começa de novo a liderar as audiências da televisão por cabo, a encher recintos, as vendas de merchandise disparam de novo, a WWF torna-se notícia quase diária nos jornais, tanto para dizer bem, mas principalmente para dizer mal.
A WWF assume definitivamente a liderança ao adquirir a rival WCW que se encontrava em problemas financeiros e tinha perdido parte da sua audiência a partir de 1999. Pouco tempo depois a WWF adquire a terceira companhia mais prestigiada dos EUA da altura, a Extreme Championship Wrestling (ECW), que tinha acabado de declarar falência. Muitos lutadores dessas companhias são contratados pela WWF e passam a incluir os quadros da companhia.
Em relaçao a títulos, os títulos da ECW sao eliminados, quanto aos títulos da WCW passam a ser disputados durante algum tempo na WWF, até que são igualmente descontinuados, a excepção do WCW World Heavyweight Title, que passa a ser conhecido simplesmente como "World Title" e acaba por se fundir com o WWF World Heavyweight Title, sendo agora conhecido o título resultante da fusão do WWF World Heavyweight Title com o (WCW) World Title como "Undisputed Title", e também o WCW Cruiserweight Title, que se funde com o WWF Light-Heavyweight Title e passa a ser conhecido como WWF Cruiserweight Title.
Em finais de Março de 2002, devido ao excessivo numero de lutadores que fazem parte dos quadros da WWF, decide-se fazer uma roster split, onde se dividiu o quadro de lutadores em dois, como se fossem duas promoções distintas, distribuídos pelos quatro shows da WWF, cada uma deles actuando exclusivamente em dois desses shows, enquanto o outro quandro actua nos outros dois shows. Nos eventos em pay-per-view os quadros misturam-se, mas sem haver combates "inter-roster".
A 5 de Maio de 2002, ao fim de 23 anos conhecida como "World Wrestling Federation", a companhia passa a ser conhecida como "World Wrestling Entertainment" (WWE), mundando também o nome da empresa produtora de "World Wrestling Federation Entertainment, INC." para "World Wrestling Entertainment Corporation". O nome do famoso restaurante, propriedade da companhia, muda também de "WWF New York" para "The World". Encerra-se assim a era WWF Attitude e criam-se novos programas. A mudança de nome aconteceu resultante da já longa "guerra" entre a companhia e outra companhia denominada igualmente "WWF" ("World Wildlife Fund"), tudo pela aquisição de direitos de uso das siglas. A WWFE acabou por perder o direito de uso de tais siglas no tribunal, sendo forçado a abandonar o nome.
Nasce assim a WWE que até agora não pára de surpreender com muitas novidades, adquirindo cada vez mais adeptos...

OS DESENHOS E BONECOS DE WRESTLES !

 

https://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Batista01.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Batista02.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Batista03.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/BobbyLashley.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/ChrisJericho.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Edge.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Jobbers.pnghttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Kane.pnghttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/MattHardy.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/RicFlair.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/SpiritSquad.jpghttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Undertaker01.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Undertaker02.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Boogeyman.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/ChrisMasters.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Goldberg.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/JohnCena01.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/KenKennedy.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/MickFoley.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/RVD.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Sting.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/BreatHart.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Christian.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/JBL.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/KurtAngle.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/RandyOrton.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/ShawnMichaels.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/StoneCold.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/BigShow.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/ChrisBenoit.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/EddieGuerrero.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/JeffHardy.pnghttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/JohnnyNitro.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/Mankind.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/ReyMysterio.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/SmackDownvsRaw.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/bonecos/TripleH.gif

Golpes animaçãoes !

https://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/3Dont.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/BrainBuster.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/DDT.gif

https://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Dragonrana.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/FireTable.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/KingofWorld.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/LadderMatch.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Moonsaullt.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Powerbomb2.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/PowerSlam.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/SSP.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/VVV.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/AnimeForce.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Buster.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/DoubleFlyKick.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Extreme.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Legdrop.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Powerbomb1.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/Powerbomb3.gif

 https://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/SpineBuster.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/SuperPedigree.gifhttps://i171.photobucket.com/albums/u316/bruno-wwe/wrestling/gifs/TboneSuplex.gif

 

Batista MovesShawn Michaels EntranceThe RockJohn Cena FU AnimationStone Cold Steve AustinBig ShowDXHornswoggleJohn CenaDXShawn Michaels

 

Design By Pedro costa ®